Pascoa solidária

Público alvo: ALUNOS E COMUNIDADE

 

APRESENTAÇÃO: A PRÁTICA INCLUSIVA PÁSCOA SOLIDÁRIA, é uma ação que acontece desde 2018 no mês da Páscoa. Nasceu com a finalidade de estimular o protagonismo do aluno na construção de projetos sociais e oportunidades de inclusão educativa.  O projeto foi concebido  de forma que tivesse sentido emocional para quem praticasse e para quem recebesse. Ele também deveria  se conectar com temas tratados em sala de aula como: empreendedorismo  e responsabilidade social.

 

Em 2022  e 2023 com a entrada do Novo Ensino Médio, a ação passou por uma revisão que perpassou dada as vivências proporcionadas pelas trilhas.  Destacando-se as trilhas Fechando a conta, Empreendedorismo Under20 e Mundo em desenvolvimento.

 

 Atividade aconteceu em maio de 2023

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA: Estimular o protagonismo, pôr em prática o aprendizado das trilhas, incentivar as boas práticas sociais e criar oportunidades educacionais.

METODOLOGIA: A prática divide-se em sete momentos, e  é toda realizada pelos alunos – professores apenas acompanham.

1º Momento: Acontece em sala de aula nos momentos de estudos dos conteúdos das trilhas e socioemocionais.

2º momento: Arrecadação de recursos para  a ação feita por meio da venda de rifas de uma cesta de Páscoa doada. ( 2023 – Foi arrecadado  R$ 12.097,50).

 3º momento: Estruturação da prática com a escolha da entidade e da compra de insumos.

2023 – A ação foi realizada na Escola Municipal Professora Rosemir Fernandes de Souza (Taquaralto – Palmas – TO) para 500 crianças do Ensino Fundamental –  Anos Iniciais.

 

Insumos: A compra de embalagens, papelaria (material pedagógico), refrigerantes,  insumo para sanduiches, bolos,  sucos, pipocas, pirulitos, chocolate, brinquedos (pula-pula, cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas e o transporte (ônibus).

 

momento: Distribuição das responsabilidades e funções:

Os alunos foram divididos nas seguintes atividades

  • Cozinha – preparação e distribuição dos alimentos.
  • Limpeza – De todo o local – antes, durante e depois do evento.
  • Recreação – brincadeiras pedagógicas e brincadeiras nos equipamentos (pula-pula, tobogã, piscinas de bolinhas etc.)
  • Atividades pedagógicas em sala de aula – jogos, pintura, música.
  • Animação e organização da entrega dos chocolates.
  • : Os alunos responsáveis pelas atividades pedagógicas e recreação cuidam de determinado número de alunos,  e essa responsabilidade se estende aos cuidados e rotina em sala de aula como a hora do lanche, hora da recreação, banheiro e acompanhamento das atividades pedagógicas.
  • Ou seja, eles experenciam o cuidar do outro, exercitam a responsabilidade, usam os conhecimento pedagógicos e praticam a atenção afetiva.
  • 5º momento: alimentação – é servido café da manha, pequenos almoços e lanches.
  • 6º momento: Entrega dos chocolates – confraternização coletiva
  • 7º momento: o local, a escola, é entregue limpa – toda a limpeza também feita pelos alunos.
  • A ação é planejada desde o início de cada ano e a culminância é no mês da Páscoa. Durante o período de preparação é mantido uma relação estreita com a Instituição que receberá a ação.
 
A cada ano é escolhida uma instituição diferente.
Interação Vozes Ativas